Partido Novo

 

 

VALORES DO PARTIDO NOVO

O Partido NOVO nasceu alicerçado em valores sólidos. Queremos construir uma instituição que está acima das personalidades e das pessoas. O personalismo é um dos grandes vícios da política brasileira. Contra isso, o NOVO quer deixar uma marca com ideias e valores muito claros, que deverão ser seguidos por gerações de dirigentes e candidatos do Partido. Defendemos o fim dos privilégios, o combate irrestrito à corrupção, as liberdades individuais, e o não uso de recursos públicos para os partidos políticos.

São cinco os principais valores defendidos pelo NOVO. O exercício das liberdades individuais com responsabilidade é o primeiro deles. Todo cidadão tem direitos e deveres que deve seguir. O Partido NOVO acredita que cada indivíduo tem direito à vida, à propriedade e à felicidade, e deve seguir sua jornada com a garantia desses direitos. Da mesma forma, deve exercer seus direitos com responsabilidade, consciente de suas consequências. Assim, o Partido defende, por exemplo, a liberdade facultativa de exercer o direito de voto. Cada indivíduo deve decidir se quer ou não votar, e lidar com as consequências de sua isenção no caso de um governo que atue contra seus interesses.

O NOVO credita ao indivíduo e à sua iniciativa a origem da geração de riquezas. … o indivíduo que cria, empreende e gera riqueza com seu trabalho e sua iniciativa. Sua liberdade para agir e empreender tem que ser garantida, e n„o reprimida ou condenada, como tem acontecido em dezenas de naÁıes onde a m„o pesada do Estado condena o indivíduo que cria riquezas. … o indivíduo o agente das mudanças, não o Estado, o governo ou outra entidade que não seja o indivíduo. … o indivíduo que vota, que critica, que participa da vida em sociedade.

Outro valor essencial para o Partido NOVO é que todos são iguais perante a lei. O NOVO defende com vigor o princípio da igualdade. Deve haver uma hierarquia das normas e um sistema institucional no qual qualquer indivíduo é submetido ao direito e às leis de forma isonômica, sem privilégios.

livre mercado é condição sem a qual não há oportunidades iguais. As trocas devem ser feitas de maneira espontânea e a concorrência é vital para o aumento da qualidade e para a redução dos preços. O capitalismo deve se estabelecer em sua plenitude, longe de controles e intervencionismos que distorcem o mercado e privilegiam grupos aliados ao poder constituído.

Para o Novo, não há sociedade organizada sem ter, constantemente no horizonte, uma visão de longo prazo. É dever do gestor público não onerar as futuras gerações. O planejamento das políticas públicas deve sempre se sobrepor às próximas eleições. Qualquer nação civilizada, com destaque para Japão, EUA, Alemanha, China ou Coreia do Sul, adotou como valor fundamental a avaliação de suas vocações, oportunidade e desafios no longo prazo. O resultado pode ser visto por qualquer cidadão. O exemplo fala mais que mil palavras.

UM ESTATUTO DE VERDADE

Desde sua fundação, o Partido NOVO estabeleceu em seu estatuto algumas condições que definem bem sua percepção sobre como deve ser organizado o sistema político. Absolutamente fundamental é o posicionamento contra o financiamento público para partidos e candidatos. Para o NOVO, os partidos políticos, assim como os sindicatos ou qualquer organização de representação coletiva, devem ser financiados com contribuições voluntárias.

Também consta do estatuto do Novo, para arrepio dos políticos tradicionais, a separação entre aqueles que fazem a gestão do partido e a gestão de candidaturas e mandatos. No Partido Novo, aqueles que se dedicam à direção e à administração do partido não podem ser candidatos. Não há possibilidade de se ocupar um cargo público e ser dirigente do partido. Uma instância tem o compromisso de controlar a outra.  Se um dirigente decidir concorrer, deve entrar no processo seletivo e se desligar da posição de comando em diretórios ou na administração. A seleção de candidatos segundo processo aberto, transparente e isonômico para qualquer candidato também é um diferencial do Novo. Qualquer membro do partido pode se pré-candidatar e deve passar por um processo de quatro etapas, que inclui uma entrevista, uma prova de checagem de alinhamento ideológico, um período de palestras e demonstração de liderança com metas para agregar filiações e uma etapa final de curso de ensino a distância sobre direito constitucional, competências e regimento do Congresso. Todos os candidatos deverão passar por um processo de avaliação para seguir os requisitos da ficha limpa.

Outra característica estatutária diferenciada do Novo é a limitação ao carreirismo político. Um candidato pode se reeleger uma só vez ao mesmo cargo público. Com a intenção de evitar mandatos ininterruptos que acabam gerando vícios indesejáveis de atuação do parlamentar. O Novo estabelece que depois de uma reeleição o candidato volte à sua atividade privada ou inicie outra em posição pública diferente.

Os candidatos do Novo têm compromisso com gestão e atuação legislativa e seguem metas preestabelecidas. É crença do Partido que o exemplo de retidão tem que vir das instâncias de representação pública. Não se pode esperar uma sociedade moralizada com representantes que ajam de forma irregular. Ainda durante a campanha, os candidatos têm o dever de apresentar um plano de redução de despesas com verbas de gabinete, mordomias e benefícios. Devem expor seus principais planos de ação com esboço de projetos de lei de seu interesse e, não menos importante, projetos de eliminação de leis indesejáveis. É uma obviedade que não haja contribuições compulsórias ao partido, dízimos ou qualquer modalidade de realocação de recursos do candidato para o partido. As contribuições mínimas são iguais para todos os filiados, atualmente cravada no valor de R$ 28,81.

Estatuto: https://novo.org.br/partido/estatuto/

Trecho do artigo “O Partido Novo: Origens, Ideias e Objetivos” escrito por Christian Lohbauer para revista Interesse Nacional. Para ler na integra: http://interessenacional.com.br/2018/02/09/o-partido-novo-origens-ideias-e-objetivos/

___

Candidatos: http://candidatos.novo.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/NOVO30/

Site: https://novo.org.br/